Olá, boa noite!
Essa semana apresentaremos um tema muito interessante: o papel da mulher na sociedade do antigo Egito.
Desde a época proto-dinástica, ou até mesmo antes, a mulher ocupou uma posição importante na sociedade egípcia e possuía praticamente os mesmos direitos que o homem, elas chegaram a alcançar postos que somente na sociedade atual mulheres conseguiram alcançar.
Primeiramente, vamos situar nosso período histórico. Em textos anteriores falei que o Egito situava-se no nordeste da África às margens do Rio Nilo, e por se tratar de uma região perto do deserto do Saara, o rio tornou-se muito importante para aquela civilização. Sabemos também que a sociedade se estruturava em torno da figura do faraó, este era responsável por decisões políticas, funções religiosas, etc.
Imaginando uma pirâmide social, o faraó estaria no topo, abaixo viriam os nobres, sacerdotes, soldados, escribas, comerciantes, artesãos, camponeses e escravos, é nesse universo social em que destacaremos nosso estudo: a mulher. Na literatura escriba, as mulheres eram retratadas em atividades domésticas, cuidando da família, dos afazeres do campo e tecelagem, o que muitos historiadores, baseados nessa representação, acharam que a mulher exercia um papel de submissão.
A pesquisadora Gloria Maria Pratas, afirma que através de um olhar mais aguçado, pode-se concluir que havia uma hierarquia social constituída por critérios econômicos e religiosos, porém a posição da mulher na sociedade egípcia exerceu um caráter bem próxima ao do homem.
Ambos sexos eram responsáveis pela divisão do trabalho, os homens eram responsáveis pela caça e pesca e as mulheres pelo cultivo do campo e afazeres domésticos.
Apesar da discriminação sofrida pelas mulheres ao longo da história, a figura feminina no Egito, se comparada a outras civilizações antigas, com certeza gozava de uma posição social e jurídica privilegiada. Os textos jurídicos encontrados, tratam do casamento, da gestão dos bens, sem esquecer o divórcio, o futuro do patrimônio dos filhos e as questões de herança. (PRATAS, p.6, 2011)
As mulheres do antigo Egito tinham direitos jurídicos, mas que fique claro que se tratava de mulheres com uma situação social mais abastada.
Muito bom!!
ResponderExcluir