segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Livro dos Mortos do Antigo Egito - Um breve resumo



Cortejo Fúnebre do escriba Ani. No centro a esposa Tutu.

O Livro dos Mortos do Antigo Egito cujo o nome original era "Saída para a Luz do Dia" é na verdade um conjunto de papiros com encantamentos, rezas e rituais mágicos e sagrados para o morto acordar para a outra vida. Este livro é um ritual funerário, já que os antigos egípcios cultuavam a morte e a vida após a morte.

Este livro se destina a guiar a alma do defunto pelo Além, ele orienta o que fazer logo após transpor a "Porta da Morte"! Após o susto ele precisa retornar ao corpo que acaba de abandonar, porém as divindades encarregadas de guiá-lo arrastam-no para longe do ataúde!


Papiro de Ani, onde o Ka (espírito) tenta retornar ao corpo que se encontra no sarcófago.

Neste cenário, começa a caminhada no além, onde ele precisa atravessar uma região de trevas povoado por monstros, onde faltam ar e água!
Logo após ele chega a terra de Amenti, terra de Osíris onde precisa ser julgado!


Papiro de Ani, chegada a terra de Amenti, apresenta-se ao deus Osíris
Aqui ele precisa ficar de pé ante o principal de seus juízes, Osíris. Atrás de Osíris estão Ísis e Néftis, irmãs de Osíris. Diante de Osíris, o defunto pronuncia as palavras sagradas e a união mística finaliza a ligação de sua alma com a do deus Osíris.

Depois de unir sua alma ao do deus Osíris, o defunto ainda é conduzido por Hórus ou Anúbis a um tribunal composto por 42 juízes. A deusa Maat, da verdade e da justiça e o deus Thot, o escrivão, estão presentes.



Papiro de Ani. Julgamento pelas 42 juízes = Deuses.

Após esta apresentação, o defunto precisa afirmar perante os deuses que nunca prejudicou ninguém, nunca desejou mal a ninguém e que sempre foi honesto. Neste momento, Anúbis pesa o coração do morto na balança da verdade e da justiça. Seu coração precisa ser mais leve do que a pena de Maat. Se for, ele sobe aos céus, na Barca de Rá, porém, se seu coração for mais pesado, o deus Sobek, que está junto de Anúbis comerá o coração do morto e ele nunca poderá usufruir da vida eterna, Sobek também era chamado de o devorador dos injustificados. O que era um sacrilégio para a sociedade do antigo Egito.



Papiro de Ani. O coração sendo pesado por Anúbis, o deus Thot registrando a pesagem e Sobek abaixo da balança.

Este é um post com uma visão geral do Livro dos Mortos. O livro contém os textos mágicos e sagrados para que a alma do morto possa sair para a luz do dia.

Neste link, há um vídeo excelente que exemplifica o que foi mencionado no post. E nos posts futuros, vamos falar mais profundamente sobre os textos fúnebres e mágicos do Livro dos Mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário